Em busca de bem-estar? Hygge pode ser a resposta que procura

bhaus-journal-em-busca-de-bem-estar-hygge-pode-ser-a-resposta-capa-livro

Em busca de bem-estar? Hygge pode ser a resposta que procura

Descubra o hygge, o estilo de vida da nação mais feliz do mundo

“O que significa a palavra hygge?” ou “Como viver a filosofia hygge?” São perguntas em alta na internet. O conceito tem atraído atenção, você provavelmente se deparou com ele nas redes sociais recentemente. Não é uma surpresa que o tema tenha ganho relevância durante a pandemia e o isolamento. Com a COVID-19, foi preciso desacelerar e repensar nossa rotina. Neste clima de ressignificar, o hygge carrega valiosos ensinamentos para uma vida mais feliz.

Mas afinal, o que realmente é o hygge?

O hygge é um estilo de vida, não se trata de um local, hábito ou situação, mas sim da sensação de bem-estar e aconchego. Ele demonstra como apreciar os simples prazeres do cotidiano levam a uma vida mais feliz.

Porém é comum estar relacionado a sentar-se em um sofá confortável e ler um bom livro com uma bebida saborosa. Fazer uma pausa para observar uma tarde chuvosa pela janela, ou estar em um jantar entre familiares e amigos.

A expressão ganhou popularidade em 2016, quando a Dinamarca foi divulgada como a nação mais feliz do mundo pela pesquisa “World Happiness Report” da ONU. Desde que o índice é divulgado o país se encontra entre os primeiros colocados. E é claro, que o hygge foi um dos motivos considerados chave para o alcance da colocação.

Está foi a maneira que o mundo conheceu o hygge, mas o termo existe a muito tempo. Tudo começou no <bstyle=”font-weight: bold;”>século XIX na Península Escandinava, onde o inverno é longo e rigoroso. Em alguns dias, a luz solar está presente em apenas quatro horas. Você consegue imaginar quanto tempo eles passavam dentro de suas casas?

Eles se habituaram a este novo ritmo, aproveitando o melhor dos ambientes internos e da simplicidade, o que refletiu em sua maneira de viver. Para nomear esses momentos e sensações, nasceu a expressão hygge do antigo norueguês, mas com o tempo teve maior destaque na Dinamarca.

Como pronunciar o termo hygge?

Se você ficou em dúvida em como pronunciar o termo, fique tranquilo! O conceito se pronuncia “Hu-gue”. A dúvida veio junto com a palavra, principalmente para os brasileiros. Até mesmo porque, não existe uma tradução literal para o português. Mas podemos interpretar o seu significado como “bem-estar”, “conforto” ou “aconchego”.

Hygge em diferentes climas

Além do conforto de casa, o hygge também pode ser um momento em contato com a natureza em um passeio, a ida a um restaurante ou café. Relembrando que a sensação de bem-estar pode estar relacionada a diferentes situações para cada pessoa. Se perguntarmos para dois ou mais dinamarquês o que seria o hygge, é bem provável que eles citem exemplos diferentes.

Em um país nórdico em que a temperatura média no inverno está entre 0s 5°C, o frio está presente em grande parte das memórias afetivas do país. Não é de se estranhar que os costumes relacionados ao hygge estejam ligados a chocolate quentelareira e cobertores, muitos cobertores.
Pelas referências, pode parecer que tudo isto é totalmente voltado para o clima temperado. Mas isso não é verdade, a ideia principal é a sensação de aconchego. Sendo válido para qualquer estação, qualquer pessoa ou família. Inclusive no Brasil, pensando no clima tropical é possível aliar o conforto a ideia de frescor. Um momento hygge de “sombra e água fresca” como diz o ditado popular.
A “regra” é apreciar e vivenciar ao máximo o melhor dos ambientes até mesmo o melhor das companhias. Neste momento você já pode se questionar, “como seria vivenciar o hygge?’
Aposte em descobrir o que proporciona o seu clima de conforto e bem-estar e a sensação de quentinho no coração e estará no caminho certo.

Uma leitura para ir mais a fundo

Uma dica para explorar o assunto ainda mais a fundo, é o best-seller do escritor dinamarquês Meik Wiking “O livro do hygge: o segredo dinamarquês para ser feliz”. O sucesso reimpresso três vezes antes do lançamento, já foi publicado em mais de vinte e seis países. Com a proposta de transmitir em suas páginas o que é o conceito, como desfrutar a vida e os momentos de bem-estar.
Um ponto em destaque do livro é “O manifesto hygge“, como chamou Wiking, que indica alguns aspectos para colocar em prática o hygge:

Ícones hygge - atmosfera

1. Atmosfera

Diminua a iluminação artificial, abra as cortinas ou acenda velas

Ícones hygge - presença

2. Presença

Esteja no aqui e agora, deixe de lado o celular

Ícones hygge - prazer

3. Prazer

Por que não preparar uma receita em família? Busque o que te faz feliz

1. Atmosfera

Diminua a iluminação artificial,
abra as cortinas ou acenda velas

2. Presença

Esteja no aqui e agora,
deixe de lado o celular

3. Prazer

Por que não preparar uma receita em família? Busque o que te faz feliz

Ícones hygge - igualdade

4. Igualdade

Compartilhe tarefas e tenha empatia

Ícones hygge - gratidão

5. Gratidão

É sobre refletir, agradecer todos os dias

Ícones hygge - harmonia

6. Harmonia

Dispense competições, trabalhe em equipe

 

4. Igualdade

Compartilhe tarefas
e tenha empatia

5. Gratidão

É sobre refletir,
agradecer todos os dias

6. Harmonia

Dispense competições,
trabalhe em equipe

 

Ícones hygge - conforto

7. Conforto

Faça pausas e permita-se relaxar

Ícones hygge - trégua

8. Trégua

Mude a rotina, podemos falar de política outro dia

Ícones hygge - união

9. União

Fortaleça laços com as pessoas a sua volta

7. Conforto

Faça pausas
e permita-se relaxar

8. Trégua

Mude a rotina, podemos
falar de política outro dia

9. União

Fortaleça laços com
as pessoas a sua volta

Ícones hygge - refúgio

10. Refúgio

Encontre seu lugar de paz e aconchego

10. Refúgio

Encontre seu lugar
de paz e aconchego

Uma excelente leitura para explorar este estilo de vida aconchegante e descobrir mais sobre os costumes de um dos povos mais felizes do mundo.

O estilo hygge de decoração

casa é um elemento central do hygge, pois grande parte dos pequenos prazeres são desfrutados em seu interior. O design nórdico é famoso por unir funcionalidade e simplicidade a um estilo aconchegante.  
Vamos explorar cinco características que fazem parte do estilo hygge na decoração que você pode aplicar na sua casa.

1. Muita iluminação natural

A luz natural além de trazer charme ao ambiente tem muitas vantagens desde a parte estética a benefícios para a saúde. Janelas amplas, portas de vidro e clara boias são uma excelente opção.

2. Texturas, madeira, tapetes, almofadas e até mesmo redes de balanço

Esses elementos são bem-vindos para aumentar a sensação de aconchego.

3. As plantas dão um toque especial, trazendo cor e renovando as energias 

Costela de Adão, Espada de São Jorge, Lírio da Paz, Zamioculca e Antúrio são plantas de fácil cultivo e vão bem em interiores. Mas não existem espécies certas ou erradas para sua casa, o importante é a presença delas.

4. Objetos de valor pessoal, fotos e quadros

Transformam a casa em um lar e trazem o sentimento de pertencimento.

5. Paleta de cores neutras

Tons de fendi, cinza, areia, branco, bege são boas escolhas para adotar o estilo hygge na decoração e completar o clima.
A busca pelo bem-estar no cotidiano e a felicidade nas pequenas coisas são valiosas lições do povo mais feliz do mundo. Apreciar os simples prazeres pode fazer toda a diferença, encontre e desfrute de seus próprios momentos hygge.
TAGS
VEJA MAIS

Usamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a navegação, assumiremos que está satisfeito com ele.

Quer saber mais sobre as casas da Bhaus?

Clicando acima você aceita as Políticas de privacidade deste site.