O que é design biofílico?
O termo biofílico vem de biofilia, do grego bios, remetendo a vida, e philia, simbolizando o amor. Ou seja, o amor aos seres vivos e a natureza.
Com a busca por mais bem-estar esse conceito tem ganhado cada vez mais relevância. Sendo aplicado em projetos arquitetônicos e paisagísticos, bem como design de interiores e, até mesmo, urbanismo. Dessa maneira, podemos nos reaproximar da natureza mesmo nos grandes centros urbanos. Assim voltamos a conviver com elementos que nos rodeiam desde tempos remotos. Afinal, a natureza está presente na vida do homem deste o início de nossa existência.
Quando a biofilia foi aplicada ao design de interiores, a ideia nunca foi criar um conceito novo de decoração como moda. Mas sim reestabelecer o nosso bem-estar através do convívio com a natureza. Para esse fim elementos naturais são implementados na estrutura e no ambiente. Além disso, não podemos negar que além dos benefícios para saúde, o design biofílico envolve muita beleza em sua composição, não é mesmo? A natureza é encantadora!
A natureza e a saúde
O termo design biofílico foi cunhado pela primeira vez por um psicólogo em 1964, Erich Fromm. Depois, foi utilizado nos anos 80 pelo biólogo Edward O. Wilson, dois profissionais em áreas que estudam a vida.
Na época da criação do termo, poucos estudos foram realizados. Porém, atualmente temos um número considerável de artigos sobre o tema. Como por exemplo, um estudo realizado no Reino Unido com cerca de 20mil participantes. Nesta pesquisa descobriu-se que pessoas que passavam pelo menos duas horas por semana em áreas verdes tinham benefícios. Entre eles estão bem-estar psicológico e a boa saúde.
A neurocientista Elisa Kozasa, do Hospital Albert Einstein de São Paulo, também comentou a relação entre saúde e natureza. Em uma reportagem da Veja dizendo que: “Estar em contato com a natureza pode realmente melhorar aspectos da nossa saúde, principalmente a mental”.
Como aplicar o design biofílico
Agora você já conheceu os benefícios do design biofílico, então chegou o momento de saber como aplicá-lo. Para isso vamos entender as duas principais maneiras: a forma direta e a indireta. A forma direta consiste em literalmente trazer elementos naturais ao ambiente. Já a forma indireta, consiste em trazer elementos sintéticos que referenciam a natureza. Vamos ver ambas as formas?
Forma direta
Aposte nas plantas, é claro!
Primeiramente não podemos deixar de falar das plantas. Elas são protagonistas do design biofílico. Além de limparem o ar, contribuem para umidificar o ambiente, elas inegavelmente embelezam o local. Então abuse das plantas, prefira aquelas que necessitam de baixa luminosidade. E também, dê preferência as plantas que precisam de pouca água para evitar o trabalho com muitas regas. A seguir uma lista de plantas boas para você colocar em casa: Antúrio, Begônia, Espada de São Jorge, Costela de Adão, Lírio.
Mas lembre-se estes são somente alguns exemplos, existem muitas plantas adequadas para ambiente fechados. O importante é precisar de pouca luz e pouca água.