Se você não conhece bem o lugar, uma boa dica é conversar com alguns moradores que vivem a realidade da cidade. É preciso ainda obter informações sobre o valor do IPTU, do condomínio e dos demais encargos.
A manutenção é item indispensável a qualquer imóvel, mas vale observar que um imóvel novo apresenta grandes vantagens em relação a isso. Afinal, não se deve descartar a necessidade – além do custo envolvido e da dor de cabeça que isso dá – de reformar uma propriedade usada que fica longe do seu dia a dia.
Coloque na ponta do lápis também despesas de uso do imóvel. Vai precisar de um caseiro ou pelo menos de alguém que limpe periodicamente a piscina? Esses são custos que precisam entrar na conta. Quanto é o salário médio e os demais custos a serem cobertos na contratação desses profissionais, como água e luz? Esses valores podem mudar muito conforme a região e as condições da contratação.
Outro detalhe: você vê o imóvel como um investimento? Quase nunca se compra uma casa de veraneio já pensando em vendê-la, mas também é preciso ter em mente que esse patrimônio precisa ter liquidez.
Como em qualquer transação imobiliária, a hora de fechar negócio requer muita atenção. Ter a assistência de um corretor de confiança ou de seu advogado ajuda a lidar com os trâmites e a documentação necessários. Verifique tudo detalhadamente.
Independente das respostas e conclusões em relação a tamanho, localização, investimento e outros quesitos, pense em se perguntar, logo que colocar os pés no imóvel visitado: vou mesmo querer passar momentos importantes aqui?
Se a resposta for sim, provavelmente este é o seu imóvel dos sonhos. E, então, chegou a hora de fechar a compra. Aí, sim, é só aproveitar e se divertir.